Friday, June 30, 2006

O MUNDO DO FUTEBOL E AS SUAS EMOÇÕES...


Muitos aspectos há e haveria a considerar para análise do campeonato do mundial de futebol a decorrer por estes dias na Alemanha, mas para mim, além dos resultados, das vitórias e derrotas desportivas que têm de se passar, das alegrias e tristezas que estas proporcionam, eu tenho centralizado a minha atenção no factor de índole social, analisando os comportamentos e emoções de milhares, para não dizer milhões, de pessoas que em todos os países vivem e sentem os jogos que nos estádios germânicos se desenrolam! E fico entusiasmado com as reacções das pessoas de todas as raças e credos a vibrarem com os seus jogadores, afirmando a todos, que o desporto e o futebol em particular serve na perfeição para uma melhor convivência e compreensão, perante diferentes modos de vida e que tantas vezes serve de motivo para descriminações e conflitos...
É esta uma das magias do futebol que mais me tem agradado nestes dias...
E já agora que no próximo sábado, no Portugal /Inglaterra, haja um grande jogo, com fair play, e que ganhe o melhor, embora eu tenha a impressão que a selecção lusa nos vai dar uma grande alegria.... Até lá!

3 comments:

Pascoalita said...

Jotabloguer, como disse uma Amiga minha ..."que ganhe o melhor, mas que não seja a Inglaterra!" eheh
Pois é de facto bonito de ver o futebol provocar esta confraternização entre povos, pena que seja tão raro e pena tb o "lado podre" a que o futebol tb está ligado.

João Tomaz said...

O futebol é a exteriorização dos instintos belicosos em tempos de paz... mas não o digo num tom depreciativo. Apenas reconheço que é o que se aproxima mais ao confronto entre nações.
Tenho a certeza que o Ricardo odeia o mapa cor de rosa...

Ahlka said...

Hehe..Boa análise! Nunca me tinha ocorrido, mas é sem dúvida uma grande verdade :)
Amanhã, liga-se a 'guerra' às 20h...ou será que já está ligada?