Sunday, July 16, 2006

ANGOLA-Terra de Paixão


HISTÓRIAS DE GUERRA – Angola 1973/74
Estava eu no 2º ano de comissão de serviço por terras angolanas perto de Maquela do Zombo, e participava nesses dias de Out73 numa coluna militar de reabastecimento (eu fui Furriel Mecânico), na CªCaç.3535, quando inopinadamente deparamos com uma carrinha com matrícula holandesa parada na picada e duas mulheres brancas à volta da dita (viria a saber posteriormente que eram duas profissionais de saúde em gozo de férias!). Com as cautelas adequadas ás circunstâncias, indagamos as razões desta situação e foi-me dito por elas que o motor se tinha avariado. A comunicação foi feita em francês e com uma delas (a Natascha), nasceu de imediato uma forte empatia tendo-me contado que vinham em "passeio" desde a África do Sul e dirigiam-se para o Zaire (hoje República Democrática do Congo) e sempre sozinhas! Depois de posteriormente de lhe rebocarmos a carrinha avariada até ao nosso aquartelamento, elas deslocaram-se a Luanda para comprarem os sobressalentes necessários para resolverem o problema, durante todos estes dias fiquei com uma impressão diferente do que era a dita guerra "colonial". Aquando da despedida para continuarem a sua viagem turística por terras africanas, desejei um dia tornar a vê-las na vida civil, coisa que nunca mais aconteceu, ficou-me para sempre nas minhas memórias esta história de guerra bem real. Passados mais de 30 anos, onde quer que estejas Natascha, tu fostes uma das outras faces misteriosas da guerra colonial!

5 comments:

Ahlka said...

O 'nunca mais' é uma expressão desconcertante.....

jotaeme said...

É, com efeito! Mas são factos e realidades das nossas vidas! No doubt!
jorge

João Tomaz said...

"Com as cautelas adequadas ás circunstâncias..."
Esta frase sim, é desconcertante:)

Ahlka said...

Pelicano brincalhão! :))
Jotabloguer, olha que parece que se está a meter comigo, mas acho que é mais contigo... ;)))

jotaeme said...

Ahlka: É como dizes, o Pelicano é um brincalhão, mas parece-me tb um tipo ás direitas(só tem um "defeito" é do SLB. (estou a brincar!), mas eu percebi a dica e as cautelas adequadas ás circunstâncias, explicam-se porque era zona de guerra e não era usual muito trânsito civil naquela área!
Era esta ideia que eu quis transmitir...