Wednesday, July 19, 2006

A NOSSA "EDUCAÇÃO" E OS COLÉGIOS...

DEPOIS DIGAM QUE A CULPA É DA MINISTRA DA EDUCAÇÃO!
E ASSIM SE FAZEM OS RANKINGS DAS ESCOLAS EM PORTUGAL!
LEIAM ESTA PÉROLA SOBRE A MANEIRA DE COMO DECORRERAM OS EXAMES NACIONAIS DO 12º ANO, NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA E MATEMÁTICA, NO COLÉGIO D. DIOGO DE SOUSA EM BRAGA!

Copianço anula testes em Braga
A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) mandou congelar os resultados dos exames nacionais do 12.º ano de Biologia e Matemática efectuados no Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga.·O caso, já averiguado pela Inspecção-Geral de Educação, foi denunciado anonimamente por um encarregado de educação. Segundo o que o JN conseguiu apurar, a denúncia prendia-se com o facto de alguns alunos terem sido beneficiados, através da permissividade, no uso de cábulas, durante a realização dos respectivos exames. O encarregado de educação terá, inclusive, enviado provas que foram o suficiente para o Júri Nacional de Exames ter mandado fazer averiguações.A verdade é que um muro de silêncio está a ser levantado sobre esta questão. A presidente do Júri Nacional não quis falar do caso e a directora-geral de educação do Norte não se mostrou disponível, em tempo útil, para prestar qualquer tipo de esclarecimento. O mesmo se passou com o próprio director do Colégio D. Diogo de Sousa. Contactado pelo JN, afirmou que não sabia de nada.Por isso, todas as informações foram prestadas por encarregados de educação que entraram em contacto com a DREN preocupados com a situação dos seus filhos. Os responsáveis confirmaram a denúncia, as averiguações e o congelamento das notas. Aliás, a Direcção Regional avança mesmo com a necessidade de se proceder à realização de novas provas, estando o Colégio encarregado de informar os alunos da nova data.·A confusão de informação é muita e a notícia apanhou os encarregados de educação desprevenidos para este desfecho. É que uma das questões que se colocam agora e que ainda não obteve qualquer resposta por parte da DREN é o que vai acontecer a estes alunos que por causa desta decisão não vão poder concorrer à primeira fase de acesso ao Ensino Superior mas apenas à segunda. Como disse um dos pais ao JN "Os alunos são os menos culpados por esta situação e vão acabar por ser os mais prejudicados".·A acordar para uma realidade que pode ter repercussões nefastas para os filhos, os encarregados de educação estão a ponderar formas de poderem sair da situação sem criarem ainda mais transtorno para os seus filhos e vão esperar pelas soluções apresentadas, oficialmente, pela DREN para tomarem uma posição definitiva.
BEM E POR AQUI ME FICO, DEIXANDO Á VOSSA ANÁLISE AS MANEIRAS HABILIDOSAS DE COMO SE SOBE NA CLASSIFICAÇÃO, NAS PROVAS ESPECÍFICAS! A MINHA FILHA JÁ ME PERGUNTOU DE COMO ISSO ERA POSSÍVEL? E EU DISSE-LHE DE QUE A CULPA NÃO ERA DA MINISTRA DESTA VEZ!

3 comments:

Ahlka said...

O titular de uma pasta deve sempre dar-se como responsável, mesmo que só por uma questão de princípio.
Fizeram-me ver isso uma vez (noutra situação) e concordo com esta postura.
Um superior hierárquico deve sempre responder pelos erros dos seus 'dependentes', mesmo que nada pudesse fazer no sentido de evitar esses erros.
Podes contrapôr dizendo que é uma atitude incoerente...Talvez o seja, mas o acto é mais simbólico do que lógico.

jotaeme said...

Neste caso o que falha é toda uma cadeia hierárquica até chegar á Ministra! Que fazer então com os directores do colégio em causa, da DREN, etc, etc.
Claro que o pico esta lá na Ministra, mas então o que estão lá a fazer todos os outros elementos responsáveis?
Falo apenas neste caso, porque nos que têem acontecido com as provas globais, aí sim A Snrª Ministra tem de se justificar e prestar todos os esclarecimentos...
jorge

Ahlka said...

Compreendo a tua posição, porque é a do senso comum.
Ela,de facto, não falhou.
Mas....Há um mas e é difícil debatê-lo em algumas linhas, já que eu levei horas para me converter a este credo..
Mas, dizia eu, Como responsável máximo, tem de ser ela a pedir desculpa pelos erros dos outros.
Até no caso dos colégios, já que estes funcionam com autorização do ministério da educação.
Não está em causa a sua culpa, mas sim o seu pedido de desculpas.
Existe um responsável precisamente para isso, para dar a cara.