Friday, July 28, 2006

A SUBSÍDIODEPENDÊNCIA...


A SUBSÍDIODEPENDÊNCIA…
Hoje foi a pianista portuguesa Maria João Pires que disse estar muito decepcionada com o nosso País e resolveu abalar para o Brasil depois de lá ter adquirido residência e ainda visto de permanência em virtude de passo a citar: «Vim para o Brasil para me salvar dos malefícios que Portugal me estava a fazer», «Sofri fisicamente todos os anos que dediquei àquele projecto e não consegui mais do que um início». «Fui vítima de uma verdadeira tortura».
Em que é que ficamos? Ao longo destes últimos seis anos o Centro de Belgais recebeu cerca de 2.000000 (dois milhões) de euros em ajudas, verbas essas destinadas a suportar todos os projectos de que a afamada pianista era a principal mentora.
E agora vem dizer de que Portugal a tem maltratado e feito sofrer! Pois eu também quero ser maltratado desta maneira e sofrer ainda mais! Porque será que nunca ninguém teve a coragem de lhe dizer de que há outras maneiras de trabalhar, sem estar à espera dos benditos subsídios!
Cultura desta dispenso eu bem!
Outro caso este passado na minha nobre e invicta cidade do Porto, sobre a passagem da gestão municipal do Teatro Rivoli a empresas do sector privado. Para que esta estrutura seja auto sustentada e não seja mais um peso para as finanças da autarquia! Pois pela primeira vez eu concordo com estes procedimentos de Rui Rio! Mesmo que todos nós tenhamos pago dos nossos bolsos a recuperação daquele espaço?
Hoje em dia e devido aos tempos difíceis que o nosso País atravessa, rentabilizar este tipo de estruturas é o caminho acertado e a que temos de chegar. Que adianta andarmos com “paninhos quentes” quando o mal é outro!
Será que ainda não reparamos todos de que os tempos das vacas gordas já lá vão?Eu acho bem que as pessoas emigrem, quando não se sentem bem, é dos livros e se lá para onde vão se sentirem bem, porque não?

8 comments:

Anonymous said...

No caso da pianista eu estou de acordo que saia do Pais, afinal é uma das que nos fica cara e não dá nada de volta.

No que diz respeito ao Tivoli, falta-me saber o que pretende fazer Rui Rio, senão vejamos o que ele fez á Avenida dos Aliados, que em vez de ser o cartão de visita da cidade, é um escarro que mete nôjo.

Sinceramente eu quando vejo apoios ao RR desconfio, ou que não sabe o que se faz ou não se sabe o que se diz

jotaeme said...

Victor: Eu tb.disse que é a 1ª vez que estou de acordo com o R.R., pelo menos no objectivo(rentabilizar o Rivoli). No restante e em especial no que diz respeito ao F.C.P, eu não esqueço as "guerras" escusadas que ele comprou!
Cumprimentos
jorgemadureira

Anonymous said...

paizinho! olá!! :)

bem acho ke tens razão no ke dizes!!! a minha opinião é esta:
as pessoas kuanto + têm + se keixam!!!! porque se esta pianista ke era "subsídiopendente" tava sempre habituada a nunca ter ninguém ke lhe disesse pa se esforçar + pela vida, para trabalhar sem reclamações, e para lutar pelos seus sonhos!

mas parece ke ás vezes as pessoas so kerem é armarem-se em vitimas!!
bem não posso dizer + nada em especial... mas a verdade é esta: as pessoas têm o direito de tomarem as suas decisões, por isso ke pensem bem nelas :D

bm agora tenho ke ir*****
bjs****** gmdt*******

nota: acerca do teatro de tivoli não tenho muita koisa a dizer... por isso fiko em silêncio ;)

gmdt********

Ahlka said...

Acredito que a MJP não seja subsidio-dependente..Está é rodeada (como qualquer pessoa de sucesso) de uma 'corte' MJP-dependente.
Ela queimou uma pequena (aliás, enorme) fortuna nesse projecto, pensava que o seu nome só por si, daria vida a um projecto descentralizado, mas errou. Ninguém lhe explicou que Portugal é Lisboa..o resto é paisagem :(

jotaeme said...

Alka; Eu penso que a MJP, assumiu o papel que caberia a outras entidades, no ensino e divulgação da música, e ficou com um fardo demasiado pesado para gerir...
E se calhar com um dispêndio fenomenal de talento a desbaratar!
E teve uma saída de sendeiro que não a enobrece!Já nem falo da sua "corte" que porventura também têm a sua parte de culpa no insuceso deste projecto megalónamo e desajustado da realidade do nosso País!!!!

João Tomaz said...

Já estive em Belgais a assistir a um concerto intimista da MJP e reparei que estavam presentes muitas pessoas que nunca me passaria pela cabeça vê-las a ouvir tocar piano. Era um projecto relativamente interessante e original. A "deserção" dela e os motivos apontados são decepcionantes e envergonham quem nela investiu. Que vá...

jotaeme said...

Pelicano: Como diria o outro: Pois... que vá...!
jorgemadureira

Anonymous said...

Por que nao:)