Wednesday, August 08, 2007

OS DESTROS E OS CANHOTOS...


Os canhotos e destros vêem o mundo de forma diferente, segundo cientistas.
“Psicólogos descobriram que eles usam lados opostos de seus cérebros quando vêem, e entendem, uma imagem. O estudo é da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, e os detalhes foram publicados na revista Nature Neuroscience.
Os pesquisadores demonstram que as pessoas destras usam o hemisfério direito do cérebro para enxergar o todo de uma imagem, como por exemplo, uma floresta.
Quando concentram seu olhar no detalhe – por exemplo, as árvores na floresta – eles usam o hemisfério esquerdo. Os canhotos fazem exactamente o contrário.”
Ora bem, meus amigos resolvi fazer uma experiência durante vários dias, tentando executar como canhoto, todos os gestos (possíveis) e ver qual a sensação!
Tudo porque fiz um pequeno corte na mão direita e para evitar o mais possível a água na zona do ferimento, decidi tornar-me canhoto por uns tempos.
Acaba por se tornar uma rotina agradável e surpreendente! Vejamos: Para jogar à bola, já o faço desde pequeno; no problems! Mas para todas as outras tarefas isto de ser canhoto tem que se diga! Já repararam que quase tudo está feito para os destros? Uma simples tesoura para cortar um bocado de papel, experimentem fazê-lo com a mão esquerda!
Para escrever uma simples letras (em português!), tentem "rabiscar" o vosso nome e verão os "garatujos" de quando eram alunos da primária...
Para comer, vá lá que não vá! Não morreremos à fome...para fazer umas carícias à nossas mais que tudo, tb não vem mal ao mundo... para dar uns tabefes a alguém, é possível que acabemos por acertar no vizinho do lado que não tem culpa nenhuma da nossa falta de aptidão!
E para poder confirmar os que os cientistas dizem vou prolongar estes gestos por mais tempo! Vou fazer de conta de que não tenho mão direita (lagarto...lagarto!).
E depois direi mais algumas novidades! Já que estamos na estação do "rien faire", por que não o tentam também? E depois confrontarmos ideias?...
Em termos políticos, não há problema: sou de direita, por isso durante uns dias serei pior do que o Louçã, mas depois voltarei ao normal!

5 comments:

Ahlka said...

Deve ser engraçado fazer a experiência, tanto mais que existe uma teoria que defende que a aprendizagem leva o tempo dos impulsos nervosos trilharem caminho. Depois de se estabelecer o circuito fazem-se a coisas maquinalmente.
Eu nem tento, porque não funciono à esquerda, devo ter um qualquer bloqueio.
Se quiser estacionar o carro à esquerda, tenho de ter um espaço do dobro do tamanho e bloquear o meu pensamento....Nem sempre resulta, nem imaginas a frustração que é ter de deixar passar os lugares da esquerda :(

Marta said...

Lololol

Normalmente vemos a falta das coisas quando as perdemos!
Mas não tens mais nada para fazer do que brincar aos canhotos?

:)

beijos

Van said...

Fazer as coisas de maneiras diferentes nos torna mais flexíveis! Ainda bem!
........
Ótimo blog! Adorei!
Beijuca

Van said...

Pois fale comigo! Fale sempre! Fale mais! Tô adorando!
Beijucas daqui.
;)

Ana Paula said...

Oi, Jorge!
Então, bem-vindo, ainda que temporariamente, ao meu mundo. Como é difícil ser canhota. Tudo foi feito para destros... E explicar isso para meu pequeno canhoto é a parte mais complicada: "Você tem que se adaptar a essa tesoura porque o mundo é feito para os destros... Mas não se chateie, meu amor, dizem que nós os canhotos somos mais inteligentes"... rs rs rs