Monday, September 24, 2007

A FINITUDE DA VIDA...


Nós bloggers temos uma vantagem sobre os nossos escribas profissionais: Eles(os escribas professionais) têm de escrever todos os dias para as suas publicações, senão o "boss" olha de viés e na melhor oportunidade abre-lhe a porta de saída!

Nós não! Escrevemos quando necessitamos de expressar o que nos vai na alma! Transmitir o que vemos em qualquer ocasião, em qualquer tempo, em qualquer lugar... Por esse motivo eu não alinhavo letras diáriamente! Hoje falo-vos de duas histórias de vida e sobre pessoas.Na minha cidade de Matosinhos, existe uma instituição que todos os dias desenvolve um trabalho meritório no plano assistencial e que passa despercebido a muitos de nós. Refiro-me ao Lar de Santa Ana, que tem valências de lar de 3ª Idade e fornece refeições aos mais desfavorecidos e em classes etárias que não são própriamente menos jovens, não! Eu vejo-os (as) todos os dias da semana buscar uma refeição nesta instituição. Alguns não disfarçam ume certa vergonha, outros já não têm vergonha para esconder...Como sobrevivem estes desamparados da sorte? Nos outros minutos do dia como os passam? Eu reparo numa parte reduzida das suas vidas e não gosto do que vejo! Mas existem e temos de os ajudar! quanto mais não seja com um olhar sereno e não condenatório....

A segunda parte (ou história de vida) refere-se áqueles pais que há mais de vinte anos carregam uma cruz com o seu filho deficiente. Lembro-me dele ainda pequeno no carrinho de rodas, sempre acompanhado por eles, com um ar de desvelo e dedicação que me aflige pela grandeza do desafio que eles irão suportar toda uma vida!Sempre bem cuidado, apenas não podendo superar um desafio genético que saiu contrário ao que deveria ser uma vida plena em termos físicos e mentais... eles , os Pais lá continuam a sua saga, agora mais envelhecidos e desgastados com uma luta desigual e injusta...mas sempre com um desvelo no trato daquele filho que me toca muito!Tudo isto se passa na minha cidade e cruzo-me muitas vezes com eles, podendo assim aferir por fora do que poderá ser ums vida com estes altos limites...

1 comment:

Melissa Yedda said...

Olá amigo.Ainda hoje pela manhã eu pensava sobre este tema:os deficientes,os paraplégicos,
tetraplégicos e tantos outros menos favorecidos pela sorte, que nós muitas vezes nem lembramos que existem. Muitas vezes vivemos como se o mundo fosse só dos ditos
"normais".
Fiquei muito sensibilizada com tua reflexão. Um grande abraço!